Sempre fui uma pessoa que gosta de refletir sobre a vida. Hoje aos recém 35 anos vejo que isso me proporciona um aprendizado incrível e, principalmente, me ajuda a me tornar uma pessoa melhor no processo que é a caminhada da vida.
Nos últimos dias me peguei pensando o que falaria para mim a 15 anos atrás. Foi um exercício interessante (e recomendo); se colocar com 15 anos a menos e refletir sobre os seus medos e sonhos de antigamente.
E se eu pudesse realmente ter esse diálogo breve com o meu eu de 20 anos, ele seria mais ou menos assim:
“Meu caro, seja mais gentil com você, se cobre menos e leia o quanto puder. Leia muito, porquê os livros e o conhecimento serão capazes de te guiar por um caminho digno. Aproveite a caminhada e saiba que a vida aqui no futuro é muito interessante. Haverão saudades enormes que o acompanhará em breve, mas você será mais forte do que acredita ser; amores passarão até você encontrar seu porto seguro e a carreira acadêmica em Física não será mais seu sonho profissional, mas não se preocupe tanto, você será uma pessoa extremamente feliz na profissão que vai seguir. O seu conhecimento financeiro será algo que mudará sua vida e das pessoas que estão a sua volta, mas você ainda não sabe disso. Você também terá um cachorro extraordinário que vai te ensinar sobre amor incondicional.”
As vezes, vivemos no hoje o nosso sonho de criança e ainda não nos damos conta.
Pare, respire, reflita… e talvez seja mais grato a tudo o que você tem hoje.
Que 2025 seja repleto de bons momentos e aprendizados.
Fiquem bem.
Até breve.
Links
Uma coleção de links que eu acho que vale a pena compartilhar.
Sobre a Brevidade da Vida - Livro fantástico do Seneca que todos deveriam ler, principalmente aos começos de ano.
Outlive - Livro fantástico e de cabeceira do Abilio, reflete o cuidado que devemos ter com nós mesmos.
Como eu faço minhas metas - Sempre recebo bastante perguntas sobre como eu elaboro minhas metas pessoais, escrevi aqui um apanhado de maneiras.