Todo começo de ano é sempre a mesma coisa: prometemos começar a academia, fazer aquela dieta, estudar tal coisa, cuidar da saúde, mas quantos de nós realmente cumprimos com a nossa infinita lista de resoluções que fazemos?
Muitas das metas ficam pelo caminho, outras duram apenas alguns dias, outras nem sequer são tentadas ao longo do ano. Acho que todos nós estamos nesse mesmo barco.
Cansado um pouco disso e procurando criar algo que fosse simples e pudesse me ajudar, comecei a fazer algumas resoluções pequenas e alcançáveis. Afinal, de que adiantava eu colocar que iria correr uma maratona, se nunca sequer corri 5km? Não fazia o menor sentido!
Na mesma linha da newsletter anterior, criando baby steps, encontrei um ponto ótimo; onde eu colocava algumas metas que fossem importantes para mim, mas que também não me colocassem numa posição de esforço mental absurdo, ocasionando problemas dos quais não acho que há ganhos bons no longo prazo. Excesso de cobrança só leva a um burnout.
Para as minhas resoluções utilizo como ferramenta o Google Keep. Simples e efetivo.
Geralmente faço essas metas no começo do ano e volto nelas no meio do ano, para fazer alguma alteração, dado que a vida NUNCA é estática como algumas pessoas pensam (ou idealizam) ser. E tudo bem!
As metas para o ano eu faço também na estrutura de chaves que apresentei anteriormente, mas as chaves principais nunca se alteram.
São elas: SAÚDE, FAMÍLIA, CONHECIMENTO, FINANÇAS. Elas são as que eu chamo de "estrutura-mãe". Abaixo de cada uma delas, coloco quatro metas para serem realizadas ao longo do ano.
Se na revisão de 6 meses alguma meta não fizer mais sentido, ou realmente eu ver que jamais conseguirei cumpri-la, pois priorizei alguma outra coisa, altero ela e tudo bem. Novamente, o plano é sermos melhores como pessoas, não é uma competição desleal consigo mesmo.
Basicamente uma estrutura de exemplo de metas ficaria assim:
Saúde
Treinar no mínimo 3 vezes na semana
Evitar beber álcool durante semana
Passar fio dental todas as noites
Comer mais saudável durante semana
Família
Falar/ligar para a família durante semana
Fazer uma viagem
Dar uma experiência aos meus pais
Investir em um seguro saúde
Conhecimento
Aprender Línguas (inglês e italiano)
Estudo de NLP (Natural Language Process)
Ler 6 livros ao longo do ano
Montar um site pessoal
Finanças
Investir em bitcoin
Investir fora do país
Investir no escritório (setup)
Investir em Fundos Imobiliários
Nunca passo de 4 tópicos principais. Nunca mesmo.
É realmente difícil realizar todas as suas metas, acredite, dá um certo trabalho em termos de dedicação, então nada mais natural que ao longo do ano possamos fazer alterações para ficarmos felizes com o nosso progresso e, não, frustrados.
Correção de rota é algo natural e precisamos entender que isso faz parte do processo de nos tornarmos melhores como pessoas. Só assim tornamos mais tangível aquilo que temos vontade para nós mesmos.
Fiquem bem.
Até breve!
Sempre acho que planejamentos são feitos para corrigirmos as rotas!!!
Ótimo texto!!! Muito Obrigado por compartilhar!!!